Variedades

1

agosto

2012

0

Variedades

Gestação e Saude

Gestação e saúde
Durante a gestação, deve haver cuidados especiais em relação á saúde e alimentação, para garantir o crescimento e desenvolvimento fetal e saúde da gestante.

Há grande preocupação com a saúde nessa fase, fato que pode ser observado através de estudo recente, o qual foi realizado com o objetivo de descrever a prevalência dos fatores de risco gestacionais e sua associação com desfechos materno-fetais desfavoráveis. De acordo com os resultados, o sobrepeso e a obesidade pré-gestacionais, o ganho excessivo de peso na gestação e a anemia foram fatores de risco para pré-eclâmpsia da gestante, parto cesariano e alteração de peso do recém-nascido.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo verificar a concordância entre as informações prestadas por puérperas e as registradas nos cartões das gestantes sobre assistência pré-natal no Sistema Único de Saúde da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. De acordo com os resultados, puérperas tendem a superestimar a quantidade de consultas pré-natais, afirmar doenças gestacionais, como diabetes, anemia, hipertensão e infecções urinárias, relatar a execução de exames laboratoriais e clínicos.

Os dados dos estudos evidenciam a importância em realizar o atendimento pré-natal de forma adequada para as gestantes, fornecendo apoio médico e nutricional, garatindo a saúde da gestante e do bêbe.

Fontes:

Eliane Menezes Flores Santos; Lídia Pereira de Amorim; Olívia Lúcia Nunes Costa; et al. Perfil de risco gestacional e metabólico no serviço de pré-natal de maternidade pública do Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.34 no.3 Rio de Janeiro Mar. 2012.

Edson Theodoro dos Santos Neto; Maria do Carmo Leal; Adauto Emmerich Oliveira; et al. Concordância entre informações do Cartão da Gestante e da memória materna sobre assistência pré-natal. Cad. Saúde Pública vol.28 no.2 Rio de Janeiro Feb. 2012.

Nutrição e Pediatria – 23/jul/2012

1

agosto

2012

0

Variedades

Contaminação dos Alimentos

Contaminação de alimentos
Garantir uma alimentação adequada inclui, além do consumo das quantidades necessárias de nutrientes, o consumo de alimentos preparados conforme normas de higiene.De acordo com estudo recente, o qual analisou a ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2006, foi o período em que mais ocorreu notificação por Salmonella e maionese foi o alimento mais frequentemente envolvido; os surtos nos domicílios foram os mais frequentes, seguidos dos ocorridos em estabelecimentos comerciais.

Outro estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias da preparação de sucos de laranja em lanchonetes comerciais de Goiânia, GO. De acordo com os resultados, 63,3% está fora dos conformes em relação à higiene e apresentação do manipulador e 63,3% de inadequação na higienização das frutas e utensílios, 100% das análises microbiológicas apresentaram coliformes totais, sendo que boas praticas devem ser implantadas e fiscalizadas durante a produção deste alimento nas lanchonetes comerciais de Goiânia.

Os dados dos estudos evidenciam a necessidade de controle higiênico sanitário na manipulação dos alimentos, garantindo deste modo a produção de preparações saudáveis e que forneçam risco á saúde.

Fontes:

Débora Melyna Marchi; Nayara Baggio; Carla Rosane Paz Arruda Teo; et al. Ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos no Município de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil, no período de 1995 a 2007. Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.3 Brasília set. 2011.

Figueredo, Priscila Pereira; Silva, Cristiane Maria Floriano; Linhares, Viviane da Costa; et al. Condições higiênico-sanitárias no preparo de suco de laranja em lanchonetes comerciais de Goiânia, GO. J. Health Sci. Inst; 27(4)out.-dez. 2009.

FoodService – 25/jul/2012

1

agosto

2012

0

Variedades

Consumo de Alimentos: Cuidados e Riscos a Saude

Consumo de alimentos: cuidados e riscos à saúde
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos disponíveis no mercado, uma vez que a preocupação com a saúde e a variedade de produtos alimentares vem aumentando nos últimos tempos.

Em relação á qualidade de alimentos, pesquisa recente foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a composição de ácidos graxos de alguns alimentos industrializados disponíveis no mercado brasileiro nos quais houve redução da quantidade de ácidos graxos trans, além de verificar se estes alimentos atendem às quantidades recomendadas de consumo de gordura saturada. De acordo com os resultados, os alimentos analisados apresentaram grandes quantidades de gorduras saturadas e alguns apresentam uma razão n-3/n-6 fora do recomendado para a prevenção da aterosclerose. O consumo irrestrito desses alimentos tem forte potencial deletério para a saúde.

Outro estudo avaliou a presença de acrilamida em alimentos, sendo esta substância que pode causar riscos á saúde, devido a seu potencial carcinogênico e genotóxico. De acordo com os resultados, estimou-se que, em média, a ingestão diária de acrilamida através da dieta é de 0,14 μg/kg de peso corpóreo, sendo uma preocupação à saúde humana em relação aos efeitos carcinogênicos. Verificou-se que os alimentos que mais contribuem para a sua exposição são a batata frita, o café, a farinha de mandioca, o biscoito salgado e o pão francês.

Os dados dos estudos evidenciam riscos á saúde relacionados ao consumo de alguns tipos de alimentos analisados. As pesquisas nesta área são de extrema importância para o conhecimento dos possíveis danos que alimentos industrializados possam causar, devendo as informações serem repassadas para os consumidores de forma geral.

Fontes:

Ana Carolina Moron Gagliardi; Jorge Mancini Filho; Raul D. Santos. Perfil nutricional de alimentos com alegação de zero gordura trans. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.55 no.1 São Paulo  2009.

Arisseto, Adriana Pavesi; Toledo, Maria Cecília de Figueiredo. Estimativa preliminar da ingestão de acrilamida no Brasil. : Rev. bras. toxicol; 21(1): 9-14, 2008.

FoodService – 27/jul/2012

Voltar ao topo